sábado, 21 de maio de 2011

MANIFESTO


Manifesto aos Estudantes
Por Vagner Gomes
As mudanças na História seguem seus rumos como demonstram os acontecimentos no chamado “mundo árabe” onde a juventude é protagonista. A juventude esteve presente na vitória eleitoral do PSOE (Espanha) em 2004. O que dizer da vitória de Obama em 2008? Enfim, exemplos que estão marcados em fatos que demonstram o quanto há mudanças e sujeitos juvenis participando delas.
História é essa fórmula para dialogar com as novas gerações, pois as mudanças ocorrem graças a memória de atos e experiências do passado. Outra forma de romper com linhagem histórica do conformismo, ou seja, simplesmente “mastigar fatos sem interpretação”. Nossos estudantes merecem algo para além dessa perspectiva.
A ideia inicial desse BLOG era complementar as aulas de História ministradas no Ensino Médio. Aos poucos, organizar o conteúdo estudado para avaliações e trabalho poderá ser uma tarefa de construção coletiva com os estudantes que se sentirem convidados a ver a História pelo ângulo dos que mais necessitam das mudanças. Falamos de nós mesmos.
Convido aos estudantes que leiam o conteúdo. Convido aos estudantes que comentem e sugiram outros temas que aprofundem esse novelo de mudanças que estamos desejando construir. Cada postagem deve ser lido e relido a serviço da percepção do nosso dia a dia. Somos da “periferia” do sistema capitalista do Município do Rio de Janeiro. Contudo, não devemos aceitar que sejamos sempre à margem da História.
NOVELO DA HiSTÓRIA é essa oportunidade de transformação de aluno-estudante para estudante-pesquisador. No futuro...Talvez tenhamos novas vitórias para citar. Esse é um momento de combate das ideias. Portanto, escolhi o historiador francês Marc Bloch como Patrono/Foto do BLOG, pois suas ideias lhe fizeram enfrentar o exército nazista na II Guerra Mundial. Seu fuzilamento em 1944 não calou suas interpretações. Não há motivos para que sejamos calados com as linhagens do autoritarismo. A cada Novelo de Luta...Uma nova História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário