segunda-feira, 23 de maio de 2011

Teoria & Manifesto

Nosso Manifesto aos Estudantes foi um primeiro passo para que se estabeleça algumas propostas de interpretações sobre o estudo do conteúdo mínimo de História para o Primeiro Ano do Ensino Médio.
Uma das linhas teóricas que inspiram minha análise da realidade se encontra na obra Manifesto Comunista (1848) que foi escrita pelos alemãs Karl Marx e Friedrich Engels. Esse texto colabora na interpretação da História ao longo dos seus sucessivos acontecimentos.
Vejamos a citação clássica:

"A história de todas as sociedades queexistiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes"

Essa é a passagem que orienta a formulação para compreender a transição do feudalismo para o capitalismo. A crise do feudalismo é também resultado da luta de classes entre os Senhores Feudais e os Servos que ou se revoltaram ou fugiram para a margem do domínio dos laços de vassalagem adotando a atividade comercial como meio de sobrevivência. A emergência do renascimento comercial foi uma consequência desse processo de luta de classes, o que fez reagrupar a nova classe social, burguesia comercial, sob uma sociedade estamental. Gradualmente, os interesses da burguesia vão ser dominantes no mundo do capitalismo. Esse é o processo histórico que estamos estudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário